top of page
  • Foto do escritorFisio Buco

Você tem certeza que não aperta os dentes?

Às vezes nem temos consciência do quanto estamos apertando os nossos dentes.


Você tem certeza que não aperta os dentes? Perguntei para o paciente, ele respondeu: não aperto! Na sessão seguinte, relatou... eu achava que não apertava, mas me peguei apertando os dentes quando estava na academia, ao abrir um vidro de palmito, etc...


Hábitos parafuncionais constituem um grupo de hábitos que não estão relacionados à execução de funções normais do sistema estomatognático. Como funções normais do sistema estomatognático tem-se a mastigação, a deglutição e a fonação e, como hábitos parafuncionais, podem ser citados o bruxismo, o morder a língua e bochecha e o pressionar a língua contra os dentes. (BRANCO et al., 2008).


E, algumas parafunções podem desencadear dor orofacial. Dentre os hábitos parafuncionais, o bruxismo é um dos que se destaca.


O bruxismo do sono é uma atividade motora orofacial caracterizada por repetidas ou sustentadas contrações dos músculos elevadores da mandíbula capazes de desenvolver rigor muscular em torno de 150 a 340 Kg de carga num determinado ponto nos períodos ativos, podendo apresentar como

consequências: fraturas, problemas periodontais, dor, fadiga muscular e cefaléia. (Rodrigues et al., 2006)


O bruxismo do sono, se caracteriza pelo ranger de dentes, mas também pode apresentar apertamento.


O bruxismo acordado ou de vigília é caracterizado pelo apertamento dentário e pode também apresentar o ranger de dentes.


O diagnóstico precoce do bruxismo é importante para evitar danos a articulação temporomandibular (ATM) e outros problemas bucais ou faciais (dentes e músculos mastigatórios).


A melhor forma de estabelecer a presença do bruxismo é através do exame clínico. O cirurgião dentista poderá solicitar algum outro exame caso necessário.


Não existe um tratamento específico para diminuir ou eliminar o bruxismo, devem ser utilizadas várias estratégias envolvendo uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área da saúde.


@fisioterapiabuco




Opmerkingen


bottom of page