top of page
  • Foto do escritorFisio Buco

O músculo Masseter

Você sabia que o músculo masseter, principal músculo mastigatório, é o músculo mais forte do nosso corpo?


Imagine o quanto de pressão fazemos com o nosso masseter... e, muitas vezes exageramos na sobrecarga do masseter sem perceber.


Pense em você na academia, nas atividades diárias, nos momentos de estresse ou até mesmo no repouso... você faz pressão com o masseter de forma involuntária?


Acredite, uma mordida de 2 SEGUNDOS do masseter pode pesar 124 kg.


Sua função principal é o movimento de elevação da mandíbula (fechamento da boca).


Localizado na porção lateral da mandíbula, é composto por dois feixes: um ântero-lateral (superficial) e outro póstero-medial, inervado pelo nervo trigêmeo.


O músculo masseter pode doer? Pode doer e doer muito! O masseter pode estar hipertrofiado, ou seja, apresentar um aumento do tamanho e volume resultante da sobrecarga, causando, além da dor, desconforto que interfere na qualidade de vida.


Os quadros de dor miofascial envolvendo principalmente os músculos mastigatórios, especialmente o MASSETER, são uma queixa frequente: na DTM (disfunção da articulação temporomandibular), no bruxismo e no apertamento dos dentes.


A intervenção fisioterapêutica especializada é indicada para o tratamento da dor e do desconforto dos músculos mastigatórios, inclusive o MASSETER.


Tem alguma dúvida? Eu posso te ajudar. Entre em contato por WhatsApp.

| Dra. Débora Fogaça Fisioterapeuta Especializada




Comments


bottom of page